BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, novembro 02, 2009

Exclusivo: As cinco maiores novelas das 8 ||| Audiência

1º lugar

||| Autores: Dias Gomes e Aguinaldo Silva
Audiência: 74 pontos.
História: Na cidade fictícia de Asa Branca, localizada no interior do Brasil, há 17 anos, o coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu ao defender dos homens do bandido Navalhada, logo após seu misteriosocasamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo. Só que Roque não está morto e volta à cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a "viúva" Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.



Ao retornar, Roque interfere na relação de Sinhozinho e Porcina, além de reacender a paixão de Mocinha, a verdadeira noiva, que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do prefeito Flô e da beata dona Pombinha, sendo cortejada pelo soturno professor Astromar Junqueira, suspeito de ser o lobisomem.
Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, que monta o único hotel da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas prostitutas, Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua "Boate Sexus", e enfrentar a ferrenha oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por dona Pombinha Abelha.
Também chega à cidade a equipe de filmagem comandada por Gerson do Valle, o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos, casada com o ciumento Tito e por quem o diretor é apaixonado;e o mulherengo ator Roberto Mathias, que acaba por se envolver com a viúva Porcina, com Tânia, filha de Sinhozinho Malta, e com Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas.


2º lugar

||| Autores: Gilberto Braga e Aguinaldo Silva
Audiência: 68 pontos.
História: Raquel Accioli está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Seu único bem é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange. Raquel, sem casa, parte para o Rio de Janeiro, para evitar as maldades da filha. Maria de Fátima usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.
A trama passa então a mostrar a dualidade:Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.
Raquel inicia um namoro com Ivan Meireles, porém ele acaba se casando com Helena Roitman, o que opõe Raquel a Odete Roitman, já que esta quer afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan.
Como o casal acaba se reaproximando, Odete dá sua última cartada:manda Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filma a cena e passa a chantagear Raquel e Ivan, o qual acaba sendo preso por corrupção.
Odete Roitman é assassinada e, no último capítulo, revela-se que ela havia sido morta, por engano, por Leila, que pensa estar atirando em Maria de Fátima, a qual havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio, ex-genro de Odete.



Ao final da trama, Marco Aurélio foge do país com a mulher e dá uma "banana" (gesto ofensivo) para o Brasil.
Paralelamente, outros temas foram abordados:
  • pintora Helena Roitman, filha de Odete, luta contra o alcoolismo e conhece o amor com William.
  • Bartolomeu, pai de Ivan, fica desempregado, e tem dificuldade em arranjar emprego por não saber utilizar computador.
  • Ivan, ao perder o emprego na empresa de Odete, passa a ser subgerente de um hotel.
  • Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA, comete diversas irregularidades e desvia o dinheiro da empresa para a sua própria conta.
  • A irmã de Marco Aurélio tem um caso com outra mulher. Devido à polêmica acerca das personagens homossexuais, o autor acabou matando a irmã de Marco Aurélio, Cecília, em um acidente de carro absolutamente desimportante para a trama.
  • Tiago, o filho de Marco Aurélio, é tímido, virgem, tem uma cabeça avantajada, não tem namorada e seu pai desconfia de que seja gay, pois ele fica ouvindo música clássica com seu amigo Andrei no quarto.

3º lugar

||| Autores: Lauro César Muniz e Marcílio Moraes
Audiência: 63 pontos.
História: Renato Villar é um rico empresário, ambicioso e sem escrúpulos, que faz qualquer coisa pelo poder. No início da telenovela, ele remete ilegalmente dólares para o exterior e participa do assassinato do amigo Celso Rezende, sendo que Celso punha em risco a reputação de Renato. Ele se aproxima de Lúcia Brandão, uma juíza incorruptível que é designada para julgar um caso de irregularidade envolvendo o empresário. Este tem o intuito de, através de seu advogado Mário Liberato, suborná-la, mas Lúcia e Renato acabam se apaixonando, o que gera um conflito na magistrada.


A seguir, Renato descobre que tem um tumor no cérebro, o que ocasiona uma reviravolta em sua vida. Modifica radicalmente o seucomportamento, abandona a mulher, Carolina, para viver seu amor por Lúcia, e começa a destinar parte dos lucros de suas empresas a uma instituição do terceiro setor. Seus outros objetivos são reconquistar o amor do filho Pedro, que nasceu de uma relação com a ex-guerrilheira Maura Garcez, a qual, na juventude, sofrera com a repressão da ditadura militar, e eliminar maquiavelicamente os cabeças que compunham o alto escalão de seu grupo financeiro, que o traíram. Tem início, então, uma tensa trama de assassinatos e luta permanente por poder e interesses particulares, envolvendo até mesmo figuras do antigo regime.


4º lugar

||| Autor: Aguinaldo Silva
Audiência: 63 pontos.
História: A novela foi uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, intitulado Tieta do Agreste, escrito em 1977. Conta a história da mulher que volta rica e poderosa à cidade de onde fora expulsa 26 anos antes, quando ainda era adolescente. À sua volta estão típicos representantes do interior baiano, lutando pela sobrevivência, defendendo ou resistindo a preconceitos, almejando pequenas ambições e que compõem um painel vivo dos conflitos provincianos que antecedem a chegada de sinais de progresso - e suas conseqüências.



Destaque para Joana Fomm e a engraçada Perpétua.


5º lugar

||| Autor: Lauro César Muniz
Audiência: 63 pontos.
História: A trama é ambientada nas cidades fictícias de Tangará e Ouro Verde, que são rotas de narcotráfico, e gira em torno de Sassá Mutema, um bóia-fria (agricultor que trabalha em diversas lavouras mas não tem sua própria) que acaba sendo cooptado por um fazendeiro, Severo Toledo Blanco. Para evitar um escândalo com sua amante, Marlene, Severo convence Sassá a se casar com ela para criar uma fachada. No entanto, Marlene é assassinada e encontrada morta com Juca Pirama, radialista local que denunciava desmandos das oligarquias e dos traficantes. Interessados em se aproveitar do fato, tanto os fazendeiros(chefiados por Severo) quanto os sindicalistas rurais ligados a Marina Cintra manipulam Sassá para que ele confesse um duplo homicídio que não cometeu, e transformam um crime passional em umcrime político



Com a fama, Sassá Mutema acaba convencido a se candidatar a prefeito e se elege, o que desagrada à quadrilha de traficantes, que começa a ameaçá-lo. A novela acompanha a mudança de Sassá, de bóia-fria analfabeto a político poderoso, mas ainda um joguete usado ao sabor das conveniências, além do conflito dele com a nova vida, sem falar em seu amor pela idealista professoraClotilde. Em paralelo, vemos o drama de João Matos, um piloto civilirmão de Juca, que foi envolvido por ele no esquema do narcotráfico e que agora tenta provar sua inocência. Ao fim, descobre-se o cabeça do esquema:era Bárbara, amante de Severo e neta do banqueiro local.


Um comentário:

  1. mulheres apaixonadas, senhora do destino , belíssima, páginas da vida e paraíso tropical são as melhores

    ResponderExcluir