BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, julho 14, 2011

O ano das reprises

Vale Tudo, Mulheres de Areia, Roque Santeiro, Rei do Gado, Vamp. No ano em que se comemora os sessenta anos da teledramaturgia, as reprises tomam conta da audiência. Viva! (sem trocadilhos!). 
A pergunta é "Quem matou Odete Roitman?".
Vai ao ar hoje, pelo Canal Viva o último capítulo da histórica VALE TUDO, a melhor novela do autor Gilberto Braga e de repente (vai do gosto de cada telespectador) a melhor de todas no que se refere a dramaturgia. Acreditem, eu sei quem matou a megera imortalizada pela atriz Beatriz Segall, tenho fontes seguras (risos), mas de tanto falar de Glória Pires aqui no bluógue vou dar uma de Maria de Fátima e ser cruel com todos vocês e não revelar nem sobre tortura que foi a Leila (Cássia Kiss) a assassina. Ah não, que pilantra o Mr. TV, contou o final da re-reprise. Mas quem é noveleiro vai concordar, Vale Tudo sempre vai valer muito a pena (mesmo sabendo de cor e salteado algumas cenas) ver, rever, re-rever.
Uma última (e boa) notícia: está marcado para dia 05 de setembro a volta da novela Mulheres de Areia (1993) na sessão Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. 
Nos sessenta anos da telenovela no Brasil estamos muito bem servidos. Vide as inéditas (Cordel Encantado, Insensato Coração, O Astro) como as reprises (Viva e Globo).

5 comentários:

  1. Meu caro Mister TV...Vale Tudo é sem duvida alguma a "melhor" novela de todos os tempos, comprovou-se com a reprise. Sei que existem outras tantas boas, como o proprio Roque Santeiro que vem em seguida...mas Odete está imortalizada. Sinto até uma certa melancolia por que sei que não haverá mais reprises de Vale tudo. Por isso compilei do You Tube todos os 180 Capitulos que estavam disponiveis e guardarei-os como reliquias. talvez daqui uns 40 anos a Globo preprise novamente Vale Tudo.

    Quanto a Insensato Coração, acho o pior texto de Gilberto Braga até hoje. Não sei se ele pecou na escolha dos atores ou se perdeu a mão, mas está tudo muito mexicano, querendo ser crivel, mas derrapando. Atores cansados como Antonio Fagundes e Natalia do Vale parecem estar em cena rezando para que a novela termine...meros coadjuvnates de Paola Oliveira e Eriberto leão, sem duvida os priores protagonistas de novelas desde o cigano Igor e Dara...valem os nucleos comicos, e alguns bordões da internet usados por Deborah Secco...

    o Astro está corrido demais...assiti os 2 capitulos e me senti vendo cenas dos proximos capitulos ou o resumo do dia anterior anterios...lembro do Astro, original...claro que não assistido ao vivo, mas numa repreise da decada de 80...e essa versão ta atropelando um pouco.

    Sou um adorador de teledramaturgia, ja me despedi da minha melhor amiga Odete la no blog...e espero sinceramente que alguem acerte a mão as 9 horas...e siga o exemplo de Cordel Encantado, que é uma belezinha de novela...

    abração.

    ResponderExcluir
  2. Realmente vi algumas coisas de Vale Tudo
    !!!
    Novelona né

    ResponderExcluir
  3. Quando as reprises são melhores que as inéditas...

    A teledramaturgia deve repensar a maneira de fazer novelas, aliás, a Globo deve ser mais criteriosa ao aprovar uma sinopse.

    ResponderExcluir
  4. Eu me ressinto de nao ter VIVA em casa. Mas tudo bem. Me delicioso com duas Glorias Pires em VAPVDN.

    No mais, concordo com o Rafael, Insensato Coração é muito ruim. Nem a Norma é lá essa coisa, por mais que a atuação da Gloria seja sempre o que é. Perto daquele furacão Bebel, de Paraíso Tropical, por exepmlo, a Norma é nada.

    Na verdade, acho que esses autores todos deviam aposentar. Eles estao ultrapassados. Já fizeram ótimas novelas, mas não rende mais. Tem de deixar a turma nova ganhar espaço.

    Bom, deixa eu comentar outros posts!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Vou responder a todos.
    Rafael, lembro de Vale Tudo no VAVDN em 1992. Assistia todas as tardes junto de minha mãe. E já por isso ela se tornou especial pra mim. E acredite, ainda consigo lembrar de algumas cenas, fora as que vi depois via youtube. E de Insensato Coração eu gosto tb. Claro que de longe não é a das melhores de Gilberto Braga, mas se tu fizer uma comparação com as historias sem graça que viraram as novelas do Manoel Carlos e do Aguinaldo Silva (ele devia voltar com o realismo fantástico), as novelas do Gilberto ainda são mais 'assistiveis'. Aproveito e respondo tb o Humberto, da nova leva de autores poucos são bons, bem poucos, com destaque para João Emanuel Carneiro.
    Vale Tudo é novelão mesmo viu Marcelo Cândido, e querido, vlw por aparecer aqui mais uma vez. E o Brunno do Tô Ligado tocou num assunto delicado 'o que pensar quando as reprises fazem mais sucesso que as inéditas?"

    Abs a todos...

    ResponderExcluir