BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, outubro 24, 2012

Gostei muito dos dois primeiros capítulos de Salve Jorge, a nova novela das nove da Globo

Dara (Tereza Seiblitz), a irmã mais velha da Jade e da Maya, em Explode Coração, de 1995, numa novela que vale muito a pena ver de novo. Detalhe: nunca foi reprisada e o motivo ninguém sabe explicar, visto que foi um grande sucesso de audiência
                                  Eu acompanho a autora Glória Perez desde 1995, tinha doze anos na época e nutria um amor platônico (já superado) pela Dara (Tereza Seiblitz, artista sumida, por sinal, uma pena!). A novela se chamava Explode Coração, tinha como pano de fundo a cultura dos ciganos e viajava pelo mundo da internet numa época que poucos tinham acesso, e muitos nem sabiam que existia! Foi lá que também surgiu o Cigano Igor, interpretado pelo insosso Ricardo Macchi, desde então, o personagem virou hit e quando alguém ia mal na televisão logo comparavam tal interpretação com o personagem. Besteira, afinal, Ricardo fez uma porta como ninguém. Pouca coisa mudou desde aquela trama. Vieram O Clone, América e Caminho das Índias, todas elas fulguram como embriões (bem sucedidos) de Explode CoraçãoDara é uma jovem cigana que se orgulha de suas origens, mas se recusa a ficar presa às tradições. Deixa sua alma rebelde falar mais alto e quebra uma tradição do seu povo:nega-se a casar com Igor, o noivo prometido. Qualquer semelhança com a Jade e a Maya não é mera coincidência. Glória é autora de De Corpo e Alma, 1992, folhetim que culminou com a morte de sua filha, Daniella, assassinada brutalmente no final daquele mesmo ano, Desejo e Hilda Furacão, duas maravilhosas minisséries e Barriga de Aluguel, que eu vi bem pouco, mas gostava. Dentre seu maior fracasso está Pecado Capital, uma releitura da obra de Janete Clair, em 1998 não funcionou. Ou seja, a autora é boa no que faz, raramente erra e suas histórias sempre emocionam.
Na última segunda-feira estreou Salve Jorge, e para quem pensou que a nova novela da mais do mesmo agora e sempre Glória Perez, ela jurou que vai ser seu último folhetim nesses moldes (acima citados), ia ser chata por demais, se enganou e feio. Glória amarrou muito bem seus personagens, estima-se que são mais de 100 - muito! né não? - gostei de todo mundo, do Rodrigo Lombardi, da Giovanna Antonelli, da Flávia Alessandra, do Alexandre Nero, enfim! de todos, mesmo! Está todo mundo bem, até então, e conforme o tempo vai passando vou listando quem vai se superando em cena, promessa! Só uma deixa: foi muito bom rever Lisandra Souto atuando, eu a vi em Quatro por Quatro quando ela interpretava a paquita erótica Elisa Maria e em Meu bem meu mal, nessa era a mocinha da trama Vitória. Linda!
O mote de Salve Jorge está na cultura da Turquia, o país é lindo, as imagens foram sensacionais, belíssima fotografia, direção ímpar, misturado a paixão arrebatadora de um amor que, com certeza, vai ser impossível e a comovente e arrepiante história de tráfico de mulheres. Querendo ainda mastigar um pouco da Classe C,  que se tornou determinante para uma audiência nas alturas, tem o Morro do Alemão, favela do Rio, e representada por Morena (Nanda Costa), a protagonista da trama.
A aposta em Nanda Costa se mostrou um acerto, ela tem brio, e mesmo estando só no segundo capítulo já estamos torcendo para a mocinha, como há tempos não acontecia! A Nina (Débora Falabella) de Avenida Brasil não vale, a personagem passava longe da perfeição sempre imposta nos novelões clássicos. Avante menina e boa sorte a ela que além de muito talentosa é muito bonita também, Glória matou dois coelhos com uma cajadada só. Valeu!
Cláudia Raia ainda não assusta como a vilã Lívia, esperando pelos horrores que a personagem deve aprontar na trama. Um fato curioso é que nas novelas de Glória Perez nunca existiu grandes vilãs, a mais peçonhenta é a Yvone (Letícia Sabatella) de Caminho das Índias, e ela nem era tão má assim, mas confiemos que com Lívia será diferente, até porque as jararacas são sempre um charme a mais.
A audiência dos dois capítulos é de 36 pontos - razoável - mas já deu pra perceber que vai superar todas as expectativas, Salve Jorge tem bons ganchos para isso.
Morena (Nanda Costa), a atual protagonista de Glória Perez.

4 comentários:

  1. Sinceramente, sempre vejo as novelas da Glória como mais do mesmo. Sempre um país, sua cultura e tal. São muito boas, assisto todas, mas tá na hora de mudar um pouco.
    tomara que supere Caminhos.

    Gde abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo cm tudo q vc falou Rafa, sem mais!

      Excluir
  2. Acredita que ainda nem tive tempo de assistir à um capítulo sequer.!?!
    Bem, confesso que não estou empolgado.

    ResponderExcluir