BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, outubro 10, 2012

O pulmão de Avenida Brasil é a Carminha!

                           Carminha carregou a novela nas costas. Tudo girou em torno das mentiras e vilanias da loiraça. Foi a mais engraçada, malvada, falsa, esperta, ardilosa. Enfim, a megera esteve sempre no centro da história e conseguiu conquistar o público com sua criatividade, cinismo e capacidade de sair de situações embaraçosas. A personagem foi defendida com unhas e dentes pela talentosa Adriana Esteves, em seu melhor momento na TV, e olha que na lista da atriz consta inúmeros sucessos, O Cravo e a Rosa, Toma lá da cá, Torre de Babel e Kubanacan, só para citar alguns. Mas por que Carminha é assim? Eis a pergunta que não quer calar!  João Emanuel Carneiro trouxe essa discussão aos nossos lares, ela age de maneira egocêntrica em suas relações, ignorando qualquer regra social e prioriza sempre os seus próprios desejos e ganhos. Outro ponto em que complica ainda mais a pérfida das nove é seu desamor pela filha Ágatha (Ana Karolina Lannes), de cortar o coração.
Carminha foi abandonada no lixão pelo próprio pai, Santiago (Juca de Oliveira, para sempre o Albieri de O Clone, marcou!), que pode se revelar o grande vilão da novela nos próximos capítulos. É o verdadeiro assassino da mãe da vilã. Além disso, ele também a prostituía. E parte ainda não revelada da novela pode e vai, claro, explicar muitos dos atos de Carminha. Mãe Lucinda já deu a deixa de que a vilã foi injustiçada no passado. Que segredo é esse? Mas mesmo com uma história cheia de exemplos ruins, justificar as atitudes da personagem, analisando a infância sofrida, é engessar as possibilidades que o sujeito tem de ser o protagonista de sua própria história. Né não?
Carminha é vítima ou vilã? A felicidade é algo pelo qual devemos batalhar para conquistar e se, como diz o mais chavão dos ditados, no amor e na guerra vale tudo, então, Carminha lutou com as armas que a vida lhe impôs, para merecer, sim, ser feliz. Ao modo dela, mas feliz. Carminha é uma personagem que deixa esse tipo de sentimento nas pessoas, por ora ela deve pagar sim, por tudo que ela fez! Por ora a gente se compadece. Nada foi fácil em sua vida. E tem horas que ela dá a entender que nutre amor pelas pessoas, foi visto isso com o filho Jorginho (Cauã Reymond) e com o amante Max (Marcello Novaes). 
Ela tem cura? Isso depende só dela, de mais ninguém, o que ela precisa é repensar a sua história e abrir o leque de possibilidades para dar um outro destino às suas escolhas. Tendo em vista tudo que ela aprontou, sabemos e podemos apontá-la como vilã, e das piores, mas ao contrário das muitas outras grandes e deliciosas bruxas das novelas, em Carminha sobra motivos para ela ter se tornado tão fria e perigosa. Mas não sei se isso a salva do pior, e nem deveria! ela tem que ser castigada sim, contudo, Nina (Débora Falabella) também deveria pagar pelo que fez, afinal, antes de posar de santinha (agora na reta final ela está um anjinho), não consigo esquecer do ódio que ela nutria a ponto de deixá-la cega. Nina não percebia nada e nem ninguém a sua volta, estava tomada por esse sentimento tão medíocre e não media esforços para destruir a madrasta, mesmo que respingasse em inocentes, como tanto aconteceu.

3 comentários:

  1. Carminha é vítima na minha opinião. Sem base familiar, sem perspectiva de futuro e uma ganância sem fim por algo que ela mal sabe o que é.

    Mas uma coisa temos que dizer aqui: ela demonstrou em vários capítulos seu amor incondicional de mãe.

    Fiquei besta ontem de ver o Santiago arrancando a cabeça do boneco. Achei que o velhinho fosse traficante, acredita? kkkkkk na boa, foi uma das cenas mais surpreendentes que vi.

    E show de bola para esta novela, mas convenhamos, a novela Salve Jorge será "o bicho!"

    Abraço Mr. TV!

    ResponderExcluir
  2. É por esse sentimento, por esse incomodo, essa dubiedade que João Emanoel nos proporciona que não há como julgar às cegas. Mesmo com tantas reviravoltas há ainda um grande mistério que acredito ser o motor de tudo. Esperemos, e nos preparemos desde já para sofrermos com o fim dessa obra de arte.

    ResponderExcluir
  3. Para mim o capítulo de ontem passou dos limites, na boa. Não precisava daquela cena de terror no final.

    A novela vem sendo a melhor de todos os tempos, mas não precisa apelar. Tem horas que dá saudades das novelecas do Manuel Carlos rs.

    ResponderExcluir