BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, novembro 05, 2012

Cena de Lucinha Lins e Christiane Torloni ainda emociona, mesmo passados 18 anos da primeira exibição de A Viagem

Todos estão cansados de saber que sou um noveleiro nato, gosto e ponto final e como todo brasileiro que se preze, me considero pós-graduado no assunto, e como ando muito nostálgico, quem lembra de A Viagem, 1994, reprisada em 1997 e em 2006 na Rede Globo. Foi o segundo melhor trabalho de Christiane Torloni na tevê, claro, Dinah foi quase tão extraordinária que Jô Penteado, faltou pouco, por décimos, mas a amava, de todo meu coração. O mal de Christiane foi a Tereza Cristina, mas eu sei que um dia eu ei de esquecer que ela participou dessa trama, tenho certeza.
Pois bem, eu adorava a autora Ivani Ribeiro, tomei gosto por causa de Mulheres de Areia, 1993, fiquei maravilhado com a história espírita um ano depois, fiquei triste com sua morte em 1995, revi as duas tramas em 1996 e 1997, as gêmeas vi outra vez há menos de um ano, Dinah e Otávio não pude ver em 2006, e talvez por isso, bateu uma saudade. Ainda de Ivani em 2001 conheci A Gata Comeu, com um Nuno Leal Maia que eu adorava na infância, muito por causa de Vamp, 1991, mas era essa a novela de Jô Penteado. Muito boa! 
A Viagem foi o melhor trabalho de Guilherme Fontes (Alexandre). Sem dúvidas! Suas cenas com a Laura Cardoso, dona Guiomar, lembram? Como maltratava o genro (Miguel Falabella), meu Deus! Tudo por causa do plano de vingança do espírito ruim de Alexandre. Havia na trama a Yara Côrtes, a dona Maroca, que eu vi nessa novela e em História de Amor, em 1995, adorava. E foi a estreia de Suzy Rêgo, sempre tão elogiada por aqui. Ela era Carmem, que se enfeiava para salvar o seu emprego. E ainda tinha a Andréa Beltrão, um charme de mulher.
Foi por causa de A Viagem que conheci o trabalho de Cássia Eller, divina! Malandragem era a cara da Fernandinha Rodrigues, que sumiu, por sinal. Lucinha Lins protagonizou junto de Christiane uma cena que até hoje não sai de minha mente. Todos nós gostaríamos de receber a visita de um ente querido para nos dizer que está tudo bem e que lá no outro lado da vida tudo é muito maravilhoso. Dinah e Estela eram irmãs e uma havia prometido para a outra que quem partisse primeiro voltaria para contar como era lá. Emocionante!
A audiência de A Viagem foi de 52 pontos, modestos né não? Um marco.

O post serve ainda como uma singela homenagem a atriz Lucinha Lins, que além de A Viagem, encantou em Despedida de Solteiro, 92, e mais recentemente em Chamas da Vida, na Record. Estonteante como mocinha, bárbara como vilã. Lindona!


Como a ideia de escrever sobre A Viagem veio por causa dessa lembrança, (re)veja a cena:

(Mesmo o vídeo sendo um tanto ruim, impossível não se arrepiar).

3 comentários:

  1. Lembro que ouvia falar da novela e o tema me causava medo, mas a vi em 2006 e achei espetacular!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorava TANTO essa novela, mas um tanto. Direto vejo no Youtube, até pelas ótimas lembranças que me traz, de uma época MUITO especial na minha vida. E é muito curioso ver como o mundo era diferente, e um diferente bom, até em termos de atuações e tramas em novelas.

    O momento mais emocionante de A Viagem pra mim é, no entanto, a morte da Dinah (incluindo quando a Luciha Lins sente que ela morreu).

    Adoro, adoro a Cristiane, desde A Gata Comeu e Selva de Pedra. Adoro muito.

    Ótimo post meu caro, esse seu blog vai emplacar algum grande portal logo.

    ResponderExcluir