BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, agosto 18, 2016

Reaja, Zilda (Thalma de Freitas em Laços de Família)

A escrava Zilda, personagem de Thalma de Freitas, da reprise de Laços de Família, no VIVA, é pau para toda obra. Zilda cuida dos filhos dos outros, lava, passa, limpa, cozinha e só vai dormir quando os patrões não precisarem mais de seus serviços. Acorda cedo e tem apenas um dia de folga na semana. Muitas vezes (quase sempre) abdica desse dia para o quê? Cuidar dos filhos dos outros. Porque gosta, como ela sempre diz. Zilda tem medo de dizer 'não'!
Certa vez, fez pipoca para a turma e ficou de pé, na sala, vendo o filme. Ninguém se incomodou em acomodá-la (nem que fosse sentada no chão). Ficou lá, em pé, com os olhos grudados na tela da TV. OBS.: Havia cadeiras vazias pela casa.
Em 2000, ano da novela, nunca havia me ligado que Zilda era uma escrava, em pleno anos 2000.
Por que eu era mais novo ou por que estávamos acostumados a isso?
Em 2016 a forma como a heroína Helena (Vera Fischer) trata sua empregada me choca.
Zilda prepara com todo amor e carinho uma salada (Helena só come saladas) para sua dona e ela simplesmente ignora.
Zilda faz tudo por eles, vive por eles, mas não é um membro da família, é apenas uma empregada. Sem direitos, apenas deveres. É algo na família que acontece e todos pedem para que ela se retire. Zilda não tem vida própria, não namora, não se diverte. Ah, Zilda! Reaja, Zilda!
Como Laços já foi exibida, dói ter a certeza que Zilda continuará dessa forma até o último capítulo, apenas sendo um capacho da bondosa, rica, forte, linda e guerreira Helena. Se estou com raiva da Helena? Quem não ficaria?

Um comentário:

  1. kkkkkkk Realmente faz sentido. E a Camila adoeceu só de comer salada a novela toda!

    ResponderExcluir